domingo, 15 de abril de 2012

Batata Yacon ...






Hoje foi colhida a batata yacon no sitio, eu ja comi varias vezes essa batata, em sucos, sopas, natural , mas nunca havia visto um pé ou mesmo colhido. É emocionante colhermos da terra , ainda mais quando você que plantou, cuidou, viu a planta se desenvolver e as vezes nem é merecido ja que eu não dedico todo o tempo necessario ao sitio.
Com certeza dedico todo o tempo livre que disponho mas nem de perto é o bastante e mesmo assim a terra nos devolve com fartura...porque ela é a mãe que sempre cuida mesmo quando o filho não merece...
A batata yacon foi plantada em agosto de 2011 , e quem forneceu algumas mudas foi meu amigo "Seu Toninho" do assentamento, ele participou da nossa primeira feira de troca de sementes e mudas aqui em Apiaí e apartou algumas mudas que me deram essa alegria...

Qualquer informação entre em contato pelo meu email crisoliveirarafael@gmail.com , obrigada.

Um pouco sobre a batata yacon :

Yacon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaYacon
Yacon.jpg
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Tribo: Heliantheae
Género: Smallanthus
Espécie: S. sonchifolius

Nome binomial
Smallanthus sonchifolius
(Poeppig & Endlicher) H. Robinson
Sinónimos
  • Polymnia sonchifolia (Poeppig and Endlicher)
  • Polymnia edulis (Wedd.)
O yacon (Smallanthus sonchifolius[1]) é um planta originária da Cordilheira dos Andes cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos incas. O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida no interior de São Paulo. Atualmente as batatas já podem ser encontradas em diversos países da Europa, tornando-se importante alimento funcional. Conhecida como batata do diabético, a batata yacon é empregada no tratamento de colesterol alto e de diabetes, pois os tubérbulos contém frutano, tipo de açúcar não absorvido pelo trato digestivo. Ao contrário da batata doce e da inglesa, a batata yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco. A batata yacon costuma ser plantada em terra fofa e em altitudes elevadas. Sua raiz necessita de muita água.
Embora em escala bem menor que as batatas, na América do Sul as folhas de yacon são popularmente consumidas na forma de infusão para tratamento de diabetes, sendo que um pesquisador argentino revelou sua ação hipoglicemiante em ratos [2]. Entretanto, as folhas não possuem futanos, substâncias típicas de partes inferiores de plantas, mas sim diversos diterpenóides [3] e lactonas sesquiterpênicas [4]. As lactonas sesquiterpênicas são bastante conhecidas por seu largo espectro de ações biológicas e por sua ação tóxica através de consumo oral[5]. Embora algumas destas lactonas das folhas do yacon apresentem ação anti-inflamatória in vitro [6], estudos in vivo ainda são necessários. Entretanto, estudo recente [7] revela que há fortes evidências de que tais substâncias são as que mais contribuem para provocar os danos renais observados após o consumo oral do chá das folhas desta planta em animais por um período prolongado. Em suma, o uso oral das folhas do yacon não deve ser estimulado.