Taioba ou Taia ...

Na minha região a taioba ou taia é praticamente praga, mas quase ninguem come com medo de ser a taioba falsa. Bem vamos esclarecer algumas coisas , não existe a taioba falsa , existem pessoas que confundem taioba com inhame, com taro, com a taioba-brava que também tenho para mostrar a diferença a quem não conhece.
Também tem pessoas que comem folhas de taioba que estejam plantadas em locais de muito sol. A taioba é uma planta de mata , de locais de muita sombra, otimas então para aproveitar aqueles locais em que não são bons para a maioria das hortaliças, tipo: embaixo do estaleiro do xuxu ou da uva, ou em areas de reflorestamento.
Se plantadas ao sol as folhas pinicam na garganta causando desconforto e desconfiança talvez por isso algumas pessoas comem a taioba e pensam que é falsa.
É um otimo alimento, existem paginas e paginas falando muito sobre ela, então não vou ficar repetindo, mas como produtora digo as principais vantagens: suporta geada e seca, é a única no terreno que vai estar bonita nessas condições, portanto nunca vai faltar na sua mesa quando tudo estiver morrendo.
É de facil preparo, já fiz varias receitas, pão, macarrão, suco verde, pate, sopa, pasta, e a lista esta só crescendo.
Uma curiosidade na minha região é que chamam a folha de taioba e a batata de taia.

Segue a pagina da Wikipédia sobre a taioba:

Xanthosoma sagittifolium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaTaioba
Elephantear reduced.jpg
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Família: Araceae
Género: Xanthosoma
Nome binomial
Xanthosoma sagittifolium
Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott, vulgarmente conhecida por orelha-de-elefante (quando usada como ornamental), macabo, mangarás, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taioba, taiá ou yautia, é uma espécie da família das Araceae, originária da América Central e hoje largamente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais, que produz cormos, ricos em amidos, muito utilizados na alimentação humana e animal. A cultura e a utilização são muito semelhantes às do taro.

[editar] Na culinária

A taioba é muita apreciada na cozinha típica de Minas Gerais. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam[1].
Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e vitamina C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.
Vale destacar o perigo do consumo por engano da Taioba-brava (Colocasia antiquorum Schott), planta tóxica se consumida por humanos devido ao oxalato de cálcio[2][3].

[editar] Ligações externas

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.