domingo, 15 de abril de 2012

Batata Yacon ...






Hoje foi colhida a batata yacon no sitio, eu ja comi varias vezes essa batata, em sucos, sopas, natural , mas nunca havia visto um pé ou mesmo colhido. É emocionante colhermos da terra , ainda mais quando você que plantou, cuidou, viu a planta se desenvolver e as vezes nem é merecido ja que eu não dedico todo o tempo necessario ao sitio.
Com certeza dedico todo o tempo livre que disponho mas nem de perto é o bastante e mesmo assim a terra nos devolve com fartura...porque ela é a mãe que sempre cuida mesmo quando o filho não merece...
A batata yacon foi plantada em agosto de 2011 , e quem forneceu algumas mudas foi meu amigo "Seu Toninho" do assentamento, ele participou da nossa primeira feira de troca de sementes e mudas aqui em Apiaí e apartou algumas mudas que me deram essa alegria...

Qualquer informação entre em contato pelo meu email crisoliveirarafael@gmail.com , obrigada.

Um pouco sobre a batata yacon :

Yacon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaYacon
Yacon.jpg
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Tribo: Heliantheae
Género: Smallanthus
Espécie: S. sonchifolius

Nome binomial
Smallanthus sonchifolius
(Poeppig & Endlicher) H. Robinson
Sinónimos
  • Polymnia sonchifolia (Poeppig and Endlicher)
  • Polymnia edulis (Wedd.)
O yacon (Smallanthus sonchifolius[1]) é um planta originária da Cordilheira dos Andes cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos incas. O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida no interior de São Paulo. Atualmente as batatas já podem ser encontradas em diversos países da Europa, tornando-se importante alimento funcional. Conhecida como batata do diabético, a batata yacon é empregada no tratamento de colesterol alto e de diabetes, pois os tubérbulos contém frutano, tipo de açúcar não absorvido pelo trato digestivo. Ao contrário da batata doce e da inglesa, a batata yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco. A batata yacon costuma ser plantada em terra fofa e em altitudes elevadas. Sua raiz necessita de muita água.
Embora em escala bem menor que as batatas, na América do Sul as folhas de yacon são popularmente consumidas na forma de infusão para tratamento de diabetes, sendo que um pesquisador argentino revelou sua ação hipoglicemiante em ratos [2]. Entretanto, as folhas não possuem futanos, substâncias típicas de partes inferiores de plantas, mas sim diversos diterpenóides [3] e lactonas sesquiterpênicas [4]. As lactonas sesquiterpênicas são bastante conhecidas por seu largo espectro de ações biológicas e por sua ação tóxica através de consumo oral[5]. Embora algumas destas lactonas das folhas do yacon apresentem ação anti-inflamatória in vitro [6], estudos in vivo ainda são necessários. Entretanto, estudo recente [7] revela que há fortes evidências de que tais substâncias são as que mais contribuem para provocar os danos renais observados após o consumo oral do chá das folhas desta planta em animais por um período prolongado. Em suma, o uso oral das folhas do yacon não deve ser estimulado.

61 comentários:

  1. Oi Cristiane, tudo bom?

    Eu passei ai no sábado (14/04/12), fui tirar umas fotos do artesanato dos Looze...
    consegui algumas fotos, mesmo estando nublado até que ficou bom.

    Desculpa não ter chegado na sua casa...
    No sábado que vem eu volto ai de novo, ainda tenho que ver as fotos da Dona Maria... ai eu chego ai :]

    Abração, até mais.

    ResponderExcluir
  2. Cris tem como me enviar os bulbos da batata?
    Se puder responder no meu email cristinaroberta2418@hotmail.com
    Desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, não posso estar enviando mudas de batata yacon agora , so posso enviar a partir de agosto porque ja coloquei as mudas pra dormir no berço de terra dentro da estufa. Isso é importante pra que em agosto todas peguem, na verdade descobri que as melhores são colhidas com um ano, dai se tem a batata e as mudas para replantar na sequencia, colhe em agosto planta em agosto, mas como quem ensinou o Seu Toninho era mais "comercial" disse que dava pra colher antes pra poder usar a terra com qualquer outra planta de 4 meses e guardar as mudas num espaço menor. Coisa que nunca mais faço,elas ficam aguadas de mais , então menos doce. Se em agosto você quiser mudas ficarei feliz em mandar.
    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gostaria de comprsr algumas mudas da batata ou ate mesmo comprar a propria batata por orientacao medica. Sou diabetico e tenho coledterol alto moro em feira de santana e nao consigo encontrar essa batsta voce pofe me ajudar meu email e: ruiandradess@gmail.com

      Excluir
  4. Olá Cris! A Yacon só pode ser plantada por bulbos? Não dá por semente? É que eu ando desesperada à procura mas vivo em Portugal e aqui não há.

    Obrigada.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Flor !! A batata Yacon só pode ser plantada por bulbos sim, são pequenos tipo moeda de 5 centavos mas bem gordinhas rsss acho que esse tamanho não consegue passar pelo correio sem ser notado e retido.

    Beijos , Cris

    ResponderExcluir
  6. Eheheheh...pois não :)

    Obrigada.
    Beijos

    PS- Se quiseres algo de Portugal que dê para enviar,diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Flor, desculpa a demora em responder , no sitio não tem internet, nem celular "pega" rs. Se um dia puder enviar sementes de flor do cardo eu agradeço.
      Tenho novidades que talvez interesse. Vou colher daqui mais ou menos um mês sementes de um tipo de brocolis caipira, a flor é bem pequena e as folhas mais utilizadas, uso elas refogadas ou em pães. Essas sementes se tiver interesse te envio, são minusculas, e podem ir por carta simples, mais dificil de ser rastreada.
      Bjs
      Cristiane

      Excluir
  7. Ola;

    Tenho procurado sem sucesso, mudas de batata Yacon. Gostaria de comprar algumas mudas para utilizar em uma horta caseira. Agradeço algum tipo de ajuda, como mudas o informações. Alex - São José- SC 88102-600 - alex@barcomania.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite , o frete fica 30,80 sedex e tres mudas de batata yacon 10,00.Total 40,80. Não tenho muita informação além daquelas que temos pela internet, é a segunda vez que vou planta-la, mas conforme dividi pelo terreno onde era mais arenoso e com boa irrigação se multiplicou melhor. E deixar dois pés com um ano de plantio para dai colher foi muito bom, as mudas se desenvolveram melhor e a batata ficou mais doce.

      Cris

      Excluir
  8. Olá Cris!
    Tudo bem? Caí aqui no seu blog procurando por mudas de yacon.
    Você poderia me enviar? Vou plantar em casa e levar pro sítio do meu avô. O meu email é kalkehcoisa@hotmail.com

    Obrigado desde já! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem , posso sim enviar. Manda o CEP para calcular.

      Cris

      Excluir
    2. Cris eu meu nome é Ediberto Teodoro, tenho interesse em adquirir a batata yacon para plantio
      quanto custa e quanto é o envio?
      cep 76310-000 Rialma Goiás
      e outras caso vc tenha!
      Grato Pela atenção!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris, tudo bem? gostaria de saber se vc tem como enviar mudas de batata yacon? gostaria de saber valor?e quanto fica para enviar para Grão Pará SC o CEP é 88890-000?

    obrigada desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite , o frete fica 30,80 sedex e tres mudas de batata yacon 10,00.Total 40,80.

      Cris

      Excluir
    2. E como faço para comprar? tem algum telefone para eu entrar em contato com vc? abraços

      Excluir
    3. Meu email para contato é crisoliveirarafael@gmail.com

      Excluir
  11. Oi Cris, tudo bem? gostaria de saber se vc tem como enviar mudas de batata yacon? gostaria de saber valor?e quanto fica para enviar para Lajedão Bahia o CEP é 45950-000? jotinha1667@hotmail.com

    obrigada desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite , o frete fica 50,30 sedex e tres mudas de batata yacon 10,00.Total 60,30.

      Cris

      Excluir
  12. Oi Cris tudo bem estou tentando comprar mudas de batata yacon não consigo preciso que envie para cep 87980-000 Itauna do Sul Paranà quero presentear minha mãe.

    meu email ljvigomes@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato pelo meu email crisoliveirarafael@gmail.com

      Obrigada, Cristiane

      Excluir
    2. Pode enviar muda de batata yacon para Portugal?

      Excluir
  13. OI Cris eu gostaria muito comprar 3 mudas (rizomas)
    Eu estoy em Campinas-SP CEP: 13084175

    ResponderExcluir
  14. Amigos, lamento informar que no momento meu estoque de mudas de batata yacon acabou. A previsão , se tudo correr bem terei novas mudas disponíveis em agosto de 2013.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde. Meu nome é Maria e moro em são paulo. Comprei umas batatas yacon pra minha mãe que é diabética e tenho interesse em planta-las. Como fiquei sabendo não se pode plantar as batatas. Por isso se puder tenho interesse em adquirir rizomas. Meu cep é 04945-230 . Calcule pra mim o frete e valor de umas 3 mudas. Meu email é mary-2308@hotmail.com
    Desde já agradesço.

    ResponderExcluir
  16. Olá cris, me chamo sadao e moro em brazlandia-DF, teria como me enviar algumas mudinhas de batata yacon estou a procura mas não encontro, se possivel entre em contato comigo sadaovip@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. olá cri. se for possivel poderia me enviar mudas de yacon, não consigo em minha região encontrar.

    ResponderExcluir
  18. Oi Cris, tudo bem? gostaria de saber se vc tem como enviar mudas de batata yacon? gostaria de saber valor?e quanto fica para enviar para parana o CEP é 87190-000 douglas_bosch@otmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olâ Cris, gostaria de adquirir várias mudas de yacon, qual o custo para Blumenau, CEP 89032-304. Grato! contato: jandirfazenda@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jandir por favor entre em contato comigo pelo email crisoliveirarafael@gmail.com
      Obrigada
      Cristiane

      Excluir
  20. ola gostaria de compra 5 rizoma quanto custa + frete pac
    para 58088050
    por favo tire uma duvida tenho batata doce no quintal de casa tudo que fis foi enterra 3 batata e se espalharão mais ea yacom so nascem se for por rizoma ? se pegar ha batata yacon sem este rizoma e enterra ela não nasce isto e verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ruan por favor entre em contato pelo meu email crisoliveirarafael@gmail.com
      Obrigada
      Cristiane

      Excluir
  21. cris como posso comprar muda de batata yacon moro no rio de janeiro , meu cep e 26041-290 meu hotmail e ricardoe.10@hotmail.com . obrigado Ricardo ignacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ricardo, por favor entre em contato comigo pelo email crisoliveirarafael@gmail.com
      Obrigada
      Cristiane

      Excluir
  22. Boa noite. Gostaria de saber onde posso comprar a Yacon, em Portugal. Se alguém souber e puder dar-se ao trabalho de me informar para o mail mamensi@gmail.com, ficarei bem grata. Caso ainda não exista em Portugal, como comprá-la no Brasil. Fiquem bem e disponham. Marília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marilia , até onde sei não da pra enviar mudas de yacon pelo correio para Portugal. Mas verifique ai se passa pelo correio, se passar eu vendo mudas para você.
      Ate mais, Cristiane

      Excluir
  23. olá cris! boa noite estou precisando de muda da yacon vc teria como me fornecer preciso saber preço da muda e do frete e saber onde é seu sítio estou precisando das mudas meu nome é Vera Lúcia moro em Catanduva est S Paulo fone 017-30453036, Rua Ipiranga 790 parque flamingo cep 15803215 agradeço desde já a sua atenção um forte abraço, ah tem a minha irmã Maria Constancia que está em casa caso vc ligar obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vera, tenho sim como fornecer mudas, por favor entra em contato comigo pelo meu email crisoliveirarafael@gmail.com

      Excluir
  24. Oi,cris,sou Eliane ,moro no estado do Paraná,sou feirante,na minha cidade nao existe essa bata yacon,gostaria de saber se você pode me vender algumas mudas,ou até mesmo fazer troca de algumas variedades da minha região,desde ja agradeço,aguardo resposta.Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. oi me passa o endereço para que eu possa ir buscar

    ResponderExcluir
  26. OI gostaria de saber em que lugar de Portugal posso achar esta batata agradeço.
    neide_ferreira_sampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, gostaria de comprar batata yacon para uso onde encontro a venda em sao jose sc
    Grato

    ResponderExcluir
  28. Como faço para adquirir mudas da Yacon? Meu CEP 36 426 000

    ResponderExcluir
  29. como todo bom diabetico vim parar aqui procurando a yacon gostaria de umas mudas para plantar para consumo meu email e lfnoperador@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, gostaria de comprar algumas mudas da batata ou ate mesmo comprar a própria batata por orientação medica. Minha mãe é diabética e tem colesterol alto moro em Balsas - MA CEP: 65800-000 e não consigo encontrar essa batata você pode me ajudar meu email e: barbaraalmeiidaa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, Bom dia, quanto fica 2 mudas de Yacon + o frete, eu moro em São Paulo/SP Rua Zilda, 906 - Casa Verde Alta-São Paulo/SP CEP 02545-001 (Meu trabalho) e a forma de pagamento

    ResponderExcluir
  32. Oi Cris, meu nome é Danilla, gostaria de saber como fazer para obter a muda de yacon minha mãe é diabética e descobriu essa batata e por honra preciso dar a ela para que o seu coração tranquilize meu CEP é 40105380 Salvador e meu e-mail é illa_alves@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  33. Eu Cris, meu cep 32.678.138. Tem como informar quanto fica para você me enviar muda da batata yacon. martiagoreis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi Cris, boa tarde gostaria de saber como conseguir a batata Yacon ou uma muda para que possa plantar.
    Se puder me enviar a eu ficaria muito grato é so informar o custo.
    Moro em Lauro de Freitas Ba.

    ResponderExcluir
  35. Oi Cris, boa tarde gostaria de saber como conseguir a batata Yacon ou uma muda para que possa plantar.
    Se puder me enviar a eu ficaria muito grato é so informar o custo.
    Moro em Lauro de Freitas Ba.

    ResponderExcluir
  36. Oi Cris, bom dia ! Meu nome é Katia e gostaria muito de comprar estas batatas . Você conhece algum lugar em SP que eu possa comprar...ou eu poderia comprar com vc?
    Muito obrigada pela sua atenção e aguardo resposta.
    Abs

    ResponderExcluir
  37. Ah esqueci de colocar meu email: kapgeraldo@uol.com.br.
    Muito obrigada!!!!
    Kátia

    ResponderExcluir
  38. Oi tudo bem com vc? li sob a materia da yacon e gostaria de saber como consigo mudas da mesma se puder me de um retorno.

    ResponderExcluir
  39. Olá Criz, moro em BarretosSP, sou diabética,gostaria de plantar em vazos ou em um amigo meu que tem sitio, vc pode enviar as mudas, como faço,quanto fica.

    ResponderExcluir
  40. Esqueci de enviar meu email: silvia.barretos@hotmail.com
    estou agurdandando resposta, preciso das mudas. obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de saber o valor das muda da batata yacon. Meu cep:47200-000,meu e-mail é miriamspereira2004@bol.com.br

    ResponderExcluir
  42. Ola!!!! Cris onde e o seu sítio (Campinas)??

    ResponderExcluir
  43. gostaria de comprar muda de batata yacom

    ResponderExcluir